71 3351 1155

71 3351 1155

71 99288 4238

71 99288 4238

DE SEGUNDA A SEXTA

8h às 12h - 13h às 17h

DE SEGUNDA A SEXTA

8h às 12h - 13h às 17h

BLOG

ARTIGOS E NOTÍCIAS

Dicas sobre direção defensiva

Acidentes não acontecem por acaso ou falta de sorte. Na maioria das ocorrências de trânsito a falha é humana. Dessa forma, a direção defensiva pode ser o diferencial entre sofrer um acidente e finalizar sua viagem com segurança.


Direção defensiva significa prever situações de risco e conduzir seu veículo de forma a evitá-las. Para isso, a primeira coisa a fazer é conferir se as condições de direção são as mais adequadas para você, começando pela posição do corpo.

O ideal é que você fique com braços e pernas ligeiramente dobrados e com as costas no encosto em um ângulo próximo a 90 graus. É importante que você se sinta confortável e tenha clara noção da visibilidade através de todos os espelhos.


Estique os braços em direção à frente do carro. Seu pulso deve tocar o alto do volante sem dificuldade, caso contrário pode ser necessário ajustar a posição do banco um pouco para a frente, evitando assim uma sobrecarga na sua coluna e proporcionando mais agilidade nas manobras.


Estar mal posicionado ao volante pode atrapalhar a visão periférica do motorista ou até mesmo impedir que ele realize uma manobra de segurança com a devida rapidez.

Desenvolva o hábito de afivelar o cinto assim que entrar no veículo, antes mesmo de ligar o carro. Certifique-se também que todos os ocupantes façam o mesmo. As estatísticas de trânsito mostram que essa simples ação faz uma diferença gigantesca em relação aos danos causados por um acidente.


Ninguém espera sair de casa e sofrer um acidente de trânsito, mas é melhor prevenir do que remediar. Portanto, mantenha os itens de segurança em boas condições. Cinto para todos os ocupantes, freios, estepe e triângulo de sinalização, por exemplo, devem ser regularmente checados.

Esteja sempre com as mãos no volante e evite tirá-la para outras coisas além de trocar a marcha. Em um momento de risco é essencial que você esteja apto a manobrar rapidamente, de forma prevenir uma colisão ou outros acidentes. Por isso, jamais utilize o celular ou fique com outros objetos que impossibilitem sua mão de desenvolver corretamente a atividade que você está fazendo.


É comum também que utilizemos o GPS ou outros aplicativos de localização no smartphone que nos auxiliam a chegar ao nosso destino. Por isso, mantenha o hábito de prepará-los antes de colocar o veículo em movimento e jamais utilize o celular enquanto dirige. O dispositivo utilizado para acessar o GPS, de acordo com a legislação, deve estar obrigatoriamente fixado ao para-brisa.

Um dos tipos de acidentes mais comuns é a colisão traseira. Normalmente, ela é resultado de uma prática de direção que não considera o fator da distância entre os veículos. Isso pode parecer óbvio, mas muita gente acredita que é capaz de agir a tempo de evitar um acidente.


Acontece que, quando o veículo da frente freia, existe um tempo de resposta natural para que o motorista do carro de trás perceba e possa agir. Assim, por melhor que seja seu freio, ele acaba sendo acionado ao menos alguns centésimos de segundo depois, o que pode ser a diferença entre uma frenagem segura e um acidente.


Por isso, fique atento à distância que você deve manter do veículo da frente. Lembre-se de que, em caso de uma emergência, você precisará de espaço suficiente para parar seu carro e evitar uma colisão.


Da mesma maneira, evite ficar próximo demais de outros carros ou trafegar ao lado de caminhões e ônibus. Se você precisa passar por eles, faça isso e se afaste. Veículos longos possuem mais pontos cegos e seus motoristas podem estar cansados e desatentos, por isso é importante que você garanta uma distância segura.

A saúde do veículo é importantíssima para que ele esteja preparado e responda aos seus comandos em momentos críticos. Faça as revisões no tempo previsto e fique de olho na integridade de itens como pneus, freio, suspensão e luzes de sinalização.

Quando um imprevisto acontece, uma manobra de emergência do motorista vai exigir um esforço maior dessas partes do carro. Por isso, é importante que motoristas estejam bem instruídos sobre como agir nessas situações e, também, que os veículos estejam em boas condições para não deixá-los na mão. Ter sempre a manutenção em dia ainda evita problemas mecânicos que podem colocar o condutor e outras pessoas em risco. Com o carro e o motorista bem preparados, muitos incidentes podem ser evitados.

Sinalização deve ser utilizada sempre que o motorista for realizar uma conversão, mudar de pista de rodagem ou estacionar. Usar a seta é obrigatório para que os veículos ao seu redor estejam previamente cientes da sua manobra.


Ao mudar de faixa, verifique primeiro se ela está livre e se você entrará numa velocidade e distância adequadas em relação aos outros veículos. Esse hábito fará com que você veja e seja visto, o que é a melhor forma de evitar manobras bruscas de todos no trânsito.


E jamais ultrapasse pela direita ou em locais onde não é permitido. Não coloque em risco a vida das pessoas no seu carro e nos outros que estão ao seu redor. Trafegue na velocidade permitida e pelas faixas corretas.


Além disso, fique atento às mudanças, como novas leis e normas. Estando atualizado em relação à legislação, o motorista está zelando pela própria segurança e de todos no trânsito.

Para ajustar bem os espelhos retrovisores e garantir uma boa visão periférica, saiba qual o ponto cego do seu carro e como dirigir de forma a não deixar outros veículos fora do seu campo de visão. Além disso, esteja sempre atento ao funcionamento do acelerador, do freio, embreagem, volante etc.


É essencial prestar atenção nas pequenas alterações no comportamento do carro para identificar rapidamente a necessidade de reparos. Mudanças repentinas no funcionamento podem significar algum problema mecânico e isso pode se tornar um grande perigo.

Toda atividade exige um certo tempo de prática para ser realizada com eficiência. Com a direção não é diferente. É preciso aprender e treinar muito para se tornar um bom motorista.

Tags da Postagem
Compartilhe em suas redes sociais

CONTATO